Quando falamos de gestão de consultório médico e clínica é preciso um cuidado especial por se tratar de um serviço e, principalmente, por englobar a saúde e bem-estar como foco da venda.
Um serviço é caracterizado por ser intangível, inseparável, variável e perecível. Sendo assim, por não ser palpável como um produto, ele não pode ser experimentado antes de ser adquirido, não pode ser vendido separado de sua produção. Sendo ela em tempo real, não são padronizados – cada atendimento é único – e caso não sejam usados, o momento da entrega se perde, significando que não podem ser estocados.
Uma clínica dermatológica é um modelo de gestão que cumpre todas essas características com o agravante de lidar com a saúde das pessoas, sendo assim, é preciso estar atento na gestão global do atendimento e na segurança dos pacientes. Tudo isso para entregar o melhor serviço, de forma diferenciada e se tornar rentável.
Listamos abaixo algumas tendências de marketing dermatológico para ajudar na gestão de consultório médico e a mitigar todos os possíveis gaps que podem acontecer no atendimento do paciente, tanto para entregar à ele a melhor experiência, quanto para intensificar o negócio em si.
1) Entenda em qual o momento de compra seu paciente está e estabeleça um relacionamento adequado com ele
Cada cliente tem uma dor e está em um momento de compra diferente. Uns estarão mais avançados no entendimento do que a clínica oferece e outros precisarão de mais informação. Isso também acontece com pacientes.
Alguns pacientes já estão acostumados a fazer tratamentos dermatológicos e outros ainda nem começaram. O fato de estarem ali, já significa que a autoestima e cuidado com a pele é um valor para eles, mas ainda assim é preciso entender qual o nível de conhecimento de cada um e qual a importância daquele tratamento em suas vidas.
Entender o momento de cada um permite ao consultório médico prestar um serviço adequado e individualizado, tangibilizando um valor específico para o paciente. Afinal, uma das armas para mitigar as características do serviço que são altamente inconstantes é a diferenciação, e nada mais diferente do que servir de forma individual de acordo com a história de cada um.
Tenha uma ficha de cada paciente anotado o comportamento, preferências, gostos e momento de vida de cada um. Vá além do cadastro, faça uma leitura de quem é seu cliente. Assim, toda a equipe pode tratá-lo de forma customizada.
2) Back to the bases! O retorno da nostalgia
Uma das tendências de marketing é resgatar elementos antigos que tragam momentos do passado e boas lembranças.
No mundo de extrema tecnologia, onde tudo é muito rápido e volátil, tangibilizar a atenção e carinho da sua clínica ao paciente é essencial. Captar a atenção (um dos elementos mais escassos no mundo de hoje) do paciente de forma única é uma tendência que pode diferenciar sua clínica e estabelecer um relacionamento constante com seu paciente. Se o gancho para isso for o uso de elementos que remeta o passado, melhor ainda! As pessoas tendem a valorizarem suas lembranças com carinho e achar que o passado era “melhor”. Não é atoa que muitas tendências antigas estão em alta! Bandas retomando, pessoas voltando a valorizar os encontros pessoais, hábitos e brincadeiras do passado também estão em alta.
Isso tudo porque somos seres nostálgicos e valorizamos a conexão humana, o que de certa forma a tecnologia roubou de nós.
Retome hábitos antigos em seu consultório médico! Pare um minuto para ligar para aquele cliente especial, escreva um cartão, lembre dele em datas especiais… Saia do online!
Crie uma régua de relacionamento offline com seu paciente, vá na contramão do mundo.
São pequenos atos assim que fazem seu paciente se sentir especial, ajudando a tangibilizar o valor da sua marca.
3) Telemedicina é o futuro! Tangibilize os serviços por meio de imagem
A pergunta de um milhão: “Dra, como minha pele vai parecer depois desse procedimento?“, ou ainda “Terei garantia de resultado?“.
Como mencionado, o serviço é intangível e inseparável, logo o produto final do atendimento só pode ser visto após a aplicação, o que contém riscos de refação ou insatisfação com o tratamento.
Para reduzir esses riscos, é importante contar com tecnologias que materializem os resultados, sendo seguro e definitivo.
Para isso, uma das alternativas é tangibilizar por meio de imagens de alta resolução os resultados ao paciente. Pode ser um opção para tornar o investimento do cliente mais palpável simulando através de softwares de imagem o efeito esperado. Assim, além de melhorar a dinâmica da sua consulta, é possível mitigar algumas características que deixem o serviço mais incerto.
Por fim, a rentabilização da sua clínica virá com a sua capacidade de inovar e seguir as tendências comportamentais das pessoas, tornando a experiência da consulta única e otimizando assim todos os pontos de gestão que estão presentes na prestação de serviço e nos consultórios.
Entenda seu cliente, crie momentos únicos e abuse do apoio das tecnologias!