Na hora de fazer o planejamento estratégico surge uma das principais dúvidas relacionadas à gestão de consultório médico: como cobrar pelos serviços? Essa é uma questão essencial e está ligada a uma série de fatores como público-alvo, tipo de consultório, região em que está localizado, concorrência, custos e expectativas de lucro – tudo deve ser levado em conta para a precificação dos procedimentos.
Relacionando estes fatores à realidade do seu consultório é possível aplicar estratégias de preço para garantir uma maior probabilidade de sucesso da sua clínica no mercado.
Para alguns profissionais, há uma grande dificuldade em colocar preço em seu trabalho e lidar com esse processo que faz parte do planejamento e da gestão de um consultório. Aliás, muitos dermatologistas se sentem constrangidos em falar de preço e até mesmo oferecer tratamento aos pacientes e traçar estratégias de “combo” para investimento em procedimentos. Esse tipo de atitude pode afetar no reconhecimento da clínica e percepção do público, que receberá uma imagem errada do seu trabalho e consultório. Por isso, é importante fazer uma precificação bem-feita e estratégica para valorizar o seu consultório.
Estratégias de preços
Para ajudar a calcular os valores dos tratamentos, selecionamos algumas dicas:
– É importante considerar o perfil da clínica, se realiza somente atendimento particular ou atendimento particular e convênios;
– Adote um posicionamento estratégico, determinando qual é o seu público-alvo e seu nicho de mercado. É muito importante conhecer o perfil do seu público para definir seu objetivo e seu preço: faixa etária, sexo, poder aquisitivo, profissão, entre outros fatores;
– A região onde a clínica está localizada também interfere no valor dos procedimentos. Por isso, essa questão faz parte do seu posicionamento na hora de determinar a sua tabela de preços;
– Faça a análise de custos (incluindo mão de obra, custos tributários e financeiros, produtos e equipamentos usados) e defina a margem de lucratividade;
– Não tenha receio em praticar o seu preço. Mostre ao seu paciente o seu valor e diferencial no atendimento, ressaltando que disponibiliza novidades de estética facial e corporal, a melhor tecnologia de radiofrequência, de laser, de ultrassom, entre outras. Seu trabalho precisa ser diferenciado para que seja capaz de cobrar um valor melhor dos seus procedimentos;
– É essencial analisar se as tecnologias oferecidas e os serviços do seu portfólio atendem às expectativas do perfil de pacientes. O maquinário é um fator essencial nos tratamentos dermatológicos e estéticos. Existem vários tipos de tecnologias disponíveis no mercado, por isso vale destacar para o paciente sobre os procedimentos e aparelhos disponíveis, além dos resultados esperados;
– Ofereça combos especiais, personalizando o tratamento para cada paciente. Pense na criação de protocolos faciais e corporais que tragam um diferencial no atendimento. Assim, demonstra cuidado e atenção, o que gera valor ao seu trabalho na percepção do seu paciente;
– Você pode criar campanhas segmentadas por público, reforçando os benefícios das tecnologias oferecidas, em vez de falar em pacotes promocionais;
– Lembre-se que todos os detalhes contam como pontos essenciais na hora de formar seu preço final, por isso acolha o paciente para que ele se sinta bem com seu atendimento, e consequentemente gere valor ao procedimento.
Determinar valores não é um processo simples, mas o resultado será não apenas relacionado ao retorno financeiro como também na valorização do seu trabalho.