A flacidez no rosto, causadora das marcas de expressão, bolsas nos olhos, rugas e outros incômodos muito comuns, é causada pela perda do colágeno natural do corpo. Em busca de reaver a firmeza da pele, muitas pessoas buscam como aumentar a produção de colágeno e optam por tratamentos com pílulas de suplementação dessa proteína ou outros procedimentos, sem saber como funcionam, como agem no organismo e se realmente são eficientes para alcançar os resultados. Hoje, você vai entender melhor o que é o colágeno, o que causa a redução dessa proteína no corpo, fatores que agravam essa condição e os tratamentos mais indicados para proporcionar o estímulo de colágeno no rosto.
Entendendo as funções do Colágeno
O colágeno é a proteína que fornece firmeza para a pele e é responsável por dar suporte às estruturas do corpo não baseadas em ossos, como a ponta do nariz e as pontas das orelhas. À medida em que envelhecemos a produção de colágeno pelo organismo é reduzida, e a partir dos 25 anos, inicia-se o processo de perda dessa proteína, que pode ser agravado por alguns fatores, como genética, sedentarismo, má alimentação, exposição excessiva e sem proteção ao sol e falta de cuidados com a pele (como a utilização de hidratantes e produtos com ingredientes que ajudem a tratar e manter a firmeza da pele).
Sinais da perda de Colágeno
Antes de entender como aumentar a produção de colágeno no corpo, é preciso saber quais são os sinais que indicam a queda dos níveis dessa proteína. O primeiro deles é a perda da elasticidade e firmeza da pele. Também temos outros sinais como: pele seca, áspera e desidratada, que indica, além da redução do colágeno, uma possível queda dos níveis de ácido hialurônico; unhas fracas e quebradiças; cabelo quebradiço e com quedas; e até mesmo a perda de força e massa muscular.
Suplementos de colágeno podem não ser o tratamento ideal
Como explicamos anteriormente, o processo de redução da produção de colágeno e queda dos níveis dessa proteína no corpo é natural e resultado do nosso envelhecimento. Para contornar o aparecimento de rugas e a flacidez facial, algumas pessoas utilizam suplementos que prometem repor os níveis dessa proteína e aumentar o estímulo de colágeno no rosto, mas esse pode não ser o tratamento ideal para alcançar os resultados desejados.
A suplementação de colágeno em pó ou pílula é quebrada pelo nosso organismo em aminoácidos pelo processo digestivo do nosso corpo. Isso faz com que essas substâncias não sejam absorvidas pelo organismo como a proteína. O estímulo de colágeno no rosto pode ser alcançado com outros tratamentos que vão proporcionar resultados melhores, mais visíveis e que vão estimular o aumento da elasticidade e firmeza da pele, reduzindo ou acabando com a flacidez.
Tratamentos para estímulo de colágeno no rosto
Com o passar dos anos, muitas tecnologias foram criadas e evoluíram para tratar incômodos como a flacidez, as rugas e marcas de expressão com foco em como aumentar a produção de colágeno. Uma dessas tecnologias é a evolução do Ultraformer III – uma tecnologia já consagrada no mercado para o tratamento de diversos incômodos com o corpo, como a redução de gordura -, o Ultaformer MPT.
Para entender como o Ultraformer funciona, é preciso saber que ele é uma plataforma de ultrassom micropulsado, ou seja, o Ultraformer MPT trabalha com ondas de ultrassom que produzem uma energia térmica (aquecem as camadas da pele) para atingir os resultados desejados, como aumentar a produção de colágeno no rosto ou mesmo derreter a gordura localizada. Essa tecnologia é recomendada para tratamentos em áreas que o Ultraformer III não consegue alcançar, como as bolsas abaixo dos olhos e contorno da papada, e com seus disparos mais rápidos e precisos, além do modo linear, o Ultraformer funciona com maior eficiência em tratamentos mais rápidos. Com isso, ajuda a minimizar a dor durante os procedimentos e, em alguns casos, mostra resultados logo nas primeiras sessões.
Outra tecnologia eficiente no estímulo de colágeno no rosto é o Lavieen. Diferentemente de como o Ultraformer funciona, o Lavieen é uma tecnologia de laser não-ablativo/ablativo que ajuda a aumentar a produção de colágeno no rosto e oferece resultados notáveis com baixo downtime. Com essa tecnologia, o dermatologista ajusta simultaneamente a intensidade da energia e a duração do pulso de laser para alcançar os efeitos desejados de acordo com o tratamento realizado e, além auxiliar no estímulo de colágeno no rosto, essa tecnologia fornece o efeito BB Cream sem a necessidade de retoques por meses.
Nunca faça tratamentos por conta própria. Procure orientação médica.
Você acabou de aprender um pouco mais sobre a produção de colágeno pelo nosso corpo e quais são os motivos de sua queda durante o tempo, além dos tratamentos para estímulo de colágeno no rosto, mas é extremamente importante buscar uma avaliação médica para definir quais são os melhores tratamentos para seus incômodos e, assim, encontrar a solução ideal.
Procure seu médico dermatologista de confiança, esclareça suas dúvidas e apresente seus incômodos para saber qual caminho seguir.