Você notou sua pele com rugas e isso pode estar te levando a se perguntar se já era hora delas aparecerem. Isso acontece frequentemente com pessoas jovens que, em tese, ainda não teriam idade para o aparecimento de rugas, marcas e afins, o que desperta desde cedo o interesse em fazer algum tipo de tratamento de pele.

Mas, você sabia que sua pele pode envelhecer mais rápido do que você? Pode parecer estranho, mas hoje é consenso na dermatologia que existe uma defasagem entre a idade cronológica e a idade biológica

Hábitos x genética no tratamento de pele:

O dilema mais natural nestes casos é a velha pergunta de se o aparecimento de rugas, flacidez e outros seria determinado por genética ou consequência de maus hábitos. E a verdade é que é uma soma das duas coisas. Na dermatologia, os termos usados são causas intrínsecas (genéticas) e extrínsecas (hábitos). 

As intrínsecas são aquelas tais como oferta pobre de sangue e os fatores genéticos. Já as extrínsecas, são a exposição ao sol, à poluição, o tabagismo, maus cuidados etc. 

A boa notícia é que boa parte destas causas do envelhecimento cronológico, cuja consequência é o aparecimento de rugas, flacidez e decaimento, pode ser tratada tanto de forma preventiva, como corretiva. Uma boa parte delas tem a ver com o controle das causas extrínsecas, como por exemplo: Utilização de cremes anti-idade (com vitaminas C e E), uso de filtro solar, não fumar, evitar excessos nos músculos da face, dentre outros.

Procedimentos estéticos rejuvenescedores

Hoje são muito populares os procedimentos estéticos cujo objetivo é conter o avanço da idade cronológica com efeito rejuvenescedor. Os mais comuns são: 

Como saber o tratamento adequado?

Como vimos, são inúmeros os procedimentos de tratamento de pele possíveis de se fazer para o controle preventivo do envelhecimento da pele, bem como o tratamento corretivo. Contudo, antes de se decidir por fazer, você deve estar atento ao aparecimento de sinais, especialmente 3 deles: Pele com rugas, perda de volume e perda de densidade. 

Ao identificar tais sinais, porém, você deve se consultar com um dermatologista de confiança que possa lhe fornecer qual o tratamento mais adequado no seu caso. E, claro, somente realizar tais procedimentos com profissionais qualificados, certificados e habilitados para este fim. 

Hoje, os consultórios mais modernos, contam até mesmo com softwares superinteligentes baseados em Inteligência Artificial, que diagnosticam inúmeros tipos de câncer de pele e podem mesmo fazer um mapeamento detalhado de todas as camadas, de todos os ângulos, podendo fornecer a idade real da sua pele com máxima precisão e até mesmo fazer previsões de envelhecimento e de rejuvenescimento, sendo possível comparar o antes e o depois do tratamento. Um destes softwares é o Visia® Complexion Analysis. 

O Visia® dispõe deste poderoso banco de dados que permite comparação real de antes e depois dos tratamentos.

Consulte seu dermatologista sobre a possibilidade de realizar este exame e, acima de tudo, mantenha os bons cuidados com sua pele.

Compartilhe
Veja os posts

RELACIONADOS


Faça uma
Cotação