Uma queixa comum entre as pessoas é: as cicatrizes de acne têm cura? Muitas que tiveram esta condição sofrem mesmo após o fim do episódio com as cicatrizes e manchas que resultam das lesões. Hoje encontram-se desde receitas caseiras até tratamentos a laser para marcas de acne. Mas, o que é realmente eficaz?
Cada vez mais surgem receitas caseiras viralizadas na internet que prometem efeito em cicatrizes, melhorando seu aspecto. Mas, os resultados não são satisfatórios e principalmente colocam em risco a segurança do paciente. O ideal, no tratamento de cicatriz de acne, é entender as suas características e qual a melhor solução com a avaliação prévia de um médico dermatologista.
Além das receitas popularizadas, hoje felizmente existem diversas inovações tecnológicas que o mercado traz para levar máximos resultados e com maior eficácia, como tratamentos a laser para marcas de acne.
Neste post iremos falar sobre algumas opções de tratamentos que podem ser feitos para eliminar as cicatrizes da acne, e, principalmente, qual é o mais eficaz. Vamos lá? Lembrando que todos os tratamentos precisam da avaliação de um dermatologista.
Cicatrizes de acne têm cura? Conheça os tratamentos disponíveis
- Dermoabrasão: Neste procedimento, o dermatologista usa uma ponteira de aço de textura áspera, ou com fragmentos de diamante, para “raspar” a superfície da pele. Este processo ajuda a nivelar as imperfeições e também estimula a produção de colágeno, o que deixa a pele mais firme e fina.
A dermoabrasão requer anestesia e, após o procedimento, é normal o aparecimento de uma vermelhidão e formação de pequenas crostas na região de aplicação. Recomenda-se evitar a exposição do local tratado à luz solar e o uso de filtros especiais por um período depois do tratamento para evitar a formação de manchas. - Infiltração com medicamento: este processo consiste em injetar medicamento diretamente abaixo das cicatrizes. Geralmente são usados corticóides, pois estes inibem a proliferação de células “jovens” da pele e trazem uma melhoria para as fibras colágenas. Tudo isso contribui para que a pele se “auto corrija” das cicatrizes.
Existe o risco de efeitos colaterais como dor, atrofia da pele e o aparecimento de manchas esbranquiçadas no local onde o medicamento é injetado, porém, todos eles costumam sumir sozinhos com o tempo. - Microagulhamento: O tratamento é realizado com uma ponteira cheia de pequenas agulhas que quando em contato com a pele causam várias injúrias. Essas lesões, após cicatrizarem, deixam a pele mais lisa e uniforme, pois o processo de cicatrização estimula o processo de novas fibras de colágeno.
Para este tratamento, existe o Endymed. Uma plataforma de múltiplos tratamentos dermatológicos vinda de Israel, sendo um destes o microagulhamento robótico de ouro. O diferencial desta tecnologia é que as agulhas de ouro conduzem calor e estimulam ainda mais o colágeno. - Peeling com ácido: neste tratamento, o médico irá aplicar substâncias ácidas (como o ácido tricloroacético) na superfície da pele, e deixá-las atuarem por alguns minutos. Após o tratamento, a pele descasca e uma nova camada mais firme e uniforme nasce, melhorando assim as cicatrizes.
Este tratamento só é indicado para pessoas com mais de 30 anos e que não tenham mais nenhuma espinha ou cravo na pele. - Preenchimento: Consiste em aplicar injeções com substâncias como o ácido hialurônico na pele do rosto. Estas substâncias irão eliminar os pontos de fibrose, que são o que causam os buraquinhos das cicatrizes, fazendo com que a pele do local suba e se nivele com o resto.
- Subcisão: Se as cicatrizes de acne são causadas por fibras aderidas a camadas mais profundas da pele, recomenda-se a subcisão. Neste procedimento, o médico usará agulhas para desgrudar as fibras, permitindo que a pele retorne a um nível mais uniforme.
Mas, existe um tratamento que é considerado mais eficaz e não invade a sua pele, sem bisturis ou um pós-tratamento doloroso.
O tratamento mais eficaz? Conheça o laser da Quanta
Quando o assunto é “cicatrizes de acne têm cura”, como mostrado acima, existe uma variedade de tratamentos que podem ser realizados para a melhora desta queixa. Mas, um dos mais eficazes e seguros é, com certeza, o tratamento realizado com o laser de picossegundo da grife italiana Quanta, o qual tem mostrado dentre os melhores tratamentos a laser para manchas de acne.
A grife de laser Quanta traz a inovação nos tratamentos a laser, principalmente quando o assunto é acne e cicatriz. A ação deste laser causa um efeito chamado LIOB (sigla em inglês para laser-induced optical breakdown – quebra óptica induzida por laser). Um LIOB é uma microlesão causada pelo laser na pele, que estimula o rejuvenescimento, sem danificar a sua superfície. Este efeito é extremamente eficaz no tratamento de cicatrizes e traz resultados imediatos.
Este laser é uma opção muito menos agressiva à pele do que outros tratamentos, justamente por focar a ação na parte interior da derme, e não na superfície. Graças a isso, o tratamento também não possui aquele pós-procedimento, ou seja, não há a necessidade de repousos. Vale destacar que a recomendação sempre ao tratar a pele com um laser é usar e abusar do protetor e evitar a luz solar para não causar manchas posteriores.
Se as manchas ou cicatrizes de acne realmente o incomodam, opte por tratamentos com maior nível de eficácia e precisão, e, sempre, procure pela orientação de um médico dermatologista.