Sabe aquelas manchas escuras que, às vezes, aparecem na pele do rosto? Elas recebem o nome de melasma e, normalmente, se manifestam em regiões como testa, nariz, bochecha e queixo. Apesar de também afetar os homens, o desconforto é muito mais frequente em mulheres com idade entre 20 e 50 anos. As causas são variadas, mas estão relacionadas, principalmente, a alterações hormonais causadas, por exemplo, pela gravidez, pelo uso de anticoncepcionais, pela reposição de hormônios ou por alguma questão genética. O excesso de exposição ao sol também tende a desencadear o problema, mas é possível tratar melasma. Quer saber como?
Tratamento para melasma
Especialistas o classificam como uma questão crônica, mas é possível tratar melasma com microagulhamento de ouro, realizado pelo Endymed e que estimula a produção de colágeno na pele, diretamente nos locais afetados, neste caso, sem a necessidade do uso de radiofrequência. O procedimento estético é realizado por meio do equipamento Endymed, que utiliza a tecnologia 3Deep. Em geral, o tratamento dura cerca de seis sessões.
Por que o outono é o período adequado?
No outono, diante da menor probabilidade de exposição ao sol, homens e mulheres iniciam a busca por tratamentos estéticos, o que não é errado. Mas, o tecido merece atenção em todos os períodos do ano. Em temperaturas mais baixas, por exemplo, esteja você em tratamento ou não, é preciso considerar que a pele sofre um natural ressecamento provocado pelo vento frio e a baixa umidade do ar.
Manutenção é fundamental
É excelente saber que podemos contar com uma tecnologia inovadora de equipamentos como o Endymed para controlar o melasma. Mas, os cuidados com a pele não devem cessar após o microagulhamento. Pelo contrário, é preciso redobrar a atenção para que as temidas manchas não voltem a te incomodar, demorem a aparecer ou se manifestem de uma maneira mais branda.
A recomendação é que você inclua em sua rotina de cuidados com o corpo 10 boas práticas para ajudar a tratar melasma:
- Não fume;
- Abuse do consumo de verduras e frutas;
- Beba pelo menos dois litros de água por dia;
- Use filtro solar sempre, faça chuva ou faça sol;
- Evita frituras, doces e produtos industrializados;
- Não durma com maquiagem em hipótese alguma;
- Hidrate a pele diariamente com produtos específicos para o rosto;
- Visite regularmente seu médico de confiança para checar as taxas hormonais;
- Evite lavar a face ou qualquer outra parte do corpo com água muito quente;
- Faça limpeza de pele uma vez por mês, com produtos de qualidade e profissionais qualificados.