Cada vez mais se fala em melasma, cada vez as pessoas estão se incomodando mais com isso. Mas afinal, o que é isso? O melasma são manchas com contornos irregulares, mas com limites nítidos, que surgem em áreas expostas à luz. Acomete principalmente as mulheres, mas pode aparecer em até 10% dos homens. Aparece com maior frequência em pessoas de origem hispânica ou oriental.

É uma condição crônica, difícil de tratar e com tendência a recidivas. O melasma causa um grande impacto na vida social, profissional e familiar, provocando efeitos psicológicos e emocionais, pois mexe muito com a aparência e autoestima.

Causas do melasma

A predisposição genética e exposição solar são, provavelmente, os fatores mais relevantes  para o surgimento das manchas. Outros fatores podem funcionar como gatilho ou agravar o quadro, tais como:

Tratamento para melasma

Não existe uma opção definitiva para o clareamento de melasma. O sucesso do tratamento depende de uma estratégia terapêutica adequada e do comprometimento do paciente. Veja algumas dicas de como evitar o melasma:

1)   Prevenção: consiste na adoção de um comportamento de fotoproteção, que inclui:

o   Evitar exposição solar;

o   Uso do fotoprotetores e barreiras físicas, como chapéus e roupas;

o   Uso de vitaminas anti-oxidantes e nutracêuticos fotoprotetores, como o Extrato da Samambaia, os Polifenóis do azeite.

2)   Inibição da produção de melanina

o   Dermocosméticos com ativos despigmentantes.

3)   Destruição e remoção da melanina

o   Peelings;

o   Tratamento a laser.

Tratamento a Laser para Melasma

Até alguns anos atrás, o uso dos laser para tratar melasma era limitado, já que os laseres tradicionais usam altas fluências e podem levar a um efeito rebote.

Com o surgimento dos equipamentos do tipo Q-Switched, este problema pôde ser minimizado, e o laser passou a integrar definitivamente a estratégia de tratamento para melasma.

A diferença é que eles conseguem entregar a energia de uma maneira tão rápida, que o pigmento é destruído sem causar aquecimento da pele.

Mais recentemente, foi desenvolvida uma nova geração de laser ainda mais potente, com um pulso 1000 vezes mais rápido, na ordem de picossegundos, que destroem os pigmentos do melasma de maneira ainda mais competente.

Tratamento para melasma com Laser Enlighten

O Enlighten é o laser de picossegundos, que traz a configuração Pico Gênesis, a última novidade para o tratamento de melasma. Ele é capaz de uniformizar a pigmentação da pele em menos sessões e com muito mais segurança.

Fabricado pela Cutera, a tecnologia número 1 dos EUA e referência mundial pelos equipamentos de ponta, alta tecnologia e inovação.

É seguro para todos os tons de pele. Ele também pode ser utilizado para clarear outros tipos de manchas, como sardas e manchas solares.

Uma melhora significante pode ser observada após 2 a 3 sessões. O procedimento é indolor, não necessitando uso de anestésico. A pele não fica marcada, e o retorno às atividades habituais é imediato.

Compartilhe
Veja os posts

RELACIONADOS


Faça uma
Cotação