Tão importante quanto a decisão por fazer uma tatuagem é o momento quando se decide removê-la. Os motivos são diversos, e as dúvidas também. Mas, nesse artigo, vamos esclarecer algumas das suas principais questões sobre remoção de tatuagem e sobre os tratamentos a laser para removê-la. Mas, primeiro, é importante entender como o pigmento fica na pele e o que é necessário para eliminá-lo.
Como os pigmentos da tatuagem ficam na pele?
A pigmentação – as tintas utilizadas para fazer a tatuagem – é aplicada na derme, uma área logo abaixo da camada mais superficial da nossa pele (a epiderme) com a ajuda de agulhas que penetram cerca de 2mm para alcançar essa região. Isso porque se aplicada na epiderme, a descamação natural da pele eliminaria os pigmentos utilizados para traçar e colorir o desenho.
Por que é utilizado laser para remover tatuagem?
Atualmente, você já deve ter visto várias matérias ou conhecer casos de pessoas que recorreram a tratamentos com laser para remover tatuagem. Isso acontece porque existem tecnologias – como o Quanta Q-Plus e o Pastelle – que podem ser reguladas para disparar lasers com precisão e na frequência necessária para alcançar a camada da pele em que a tatuagem é feita e quebrar os pigmentos utilizados. Com isso, em algumas sessões, o desenho pode ser removido.
O que é mito e o que é verdade sobre remoção de tatuagem?
Agora que você entendeu o básico sobre como são feitas, onde ficam os pigmentos da tatuagem nas camadas da pele e porque os lasers são utilizados, vamos aos mitos e verdades que cercam a remoção de tatuagem.
#1 – Tatuagens não podem ser removidas completamente
Mito! Com as tecnologias atuais, é possível sim remover completamente uma tatuagem, mas o resultado final do procedimento depende de vários fatores como a idade da tatuagem, tipo de tinta / pigmento utilizado e técnica do tatuador, por exemplo.
#2 – Tatuagens pequenas podem ser removidas com apenas 1 sessão
Mito! Embora tatuagens menores e de apenas uma cor possam ser removidas com um número menor de sessões que uma tatuagem maior e colorida, nenhuma tatuagem é removida somente com uma sessão. Isso porque cada uma das sessões auxilia na quebra da pigmentação utilizada e ajuda a apagar a tatuagem.
#3 – Remover tatuagem feita recentemente prejudica a pele
Mito! O tratamento de remoção de tatuagem recém feita pode até trazer resultados melhores, visto que a tinta ainda não penetrou totalmente na pele. Porém, é necessário esperar a cicatrização completa da tatuagem – o que leva geralmente cerca de 45 dias – para iniciar um processo de remoção.
#4 – Remover tatuagem dói
Depende. Os incômodos com o processo de remoção de tatuagem podem ser maiores ou menores, de acordo com a sensibilidade da pessoa e da tecnologia utilizada. E, falando em tecnologias, elas têm evoluído cada vez mais para que os incômodos gerados e as dores sejam menores. Em todo caso, por conta da utilização de laser, que esquenta a pele para quebrar a pigmentação, você pode sentir algum desconforto.
#5 – Tatuagens profissionais são mais fáceis de remover
Verdade! A qualidade do pigmento utilizado pelo tatuador e sua técnica, além de garantirem o melhor resultado para sua tatuagem, podem auxiliar caso você decida removê-la. Isso porque a tinta será depositada na camada correta da pele e o material é específico para isso. Para garantir os melhores resultados é preciso seguir corretamente as orientações do profissional que vai realizar a remoção e comparecer a todas as sessões nas datas certas.
#6 – É preciso manter o cuidado com a pele durante todo o processo de remoção
Verdade! E isso não é exclusividade de quem terá uma tatuagem removida a laser. Basicamente os cuidados durante o processo envolvem evitar o uso de roupas que causem atrito na região tratada, utilizar protetor solar e, caso o profissional indique o uso de alguma pomada, fazê-lo da forma correta.
#7 – Qualquer profissional com um aparelho de laser pode remover sua tatuagem
Mito! São diversas as tecnologias a laser disponíveis no mercado que prometem remover tatuagens, mas somente um dermatologista vai saber avaliar sua pele e utilizar os protocolos corretos para realizar a remoção de tatuagem com segurança.
Qual melhor laser para remover tatuagem?
Hoje em dia existem muitas tecnologias disponíveis no mercado, mas algumas se destacam pela qualidade e os resultados obtidos. Esse é o caso do Quanta Q-Plus e do Pastelle.
O Quanta Q-Plus entrega a energia e potência na medida certa para apagar todas as cores de pigmento em todos os tons de pele em um tratamento rápido e eficaz, além de um pós-tratamento suave e sem riscos para sua saúde. Com ele os pigmentos recebem a energia do laser e se quebram em partículas muito pequenas, que são removidas pelo sistema imunológico.
Já o Pastelle alia a remoção de pigmentos com o rejuvenescimento da pele. Ele distribui uniformemente o laser em toda a área tratada, o que minimiza as lesões térmicas e destrói seletivamente os pigmentos, ou seja, você sente menos dor e a regeneração é mais rápida.
Se o seu desejo é ter uma tatuagem removida a laser, fale com seu dermatologista e encontre a solução ideal para sua pele.