A tecnologia médica, acima de tudo, é um negócio. Não é só um tratamento que está moda, e sim tratamentos não-invasivos, eficientes e sem downtime para o paciente. Cada vez mais o tempo está curto e vivemos na correria. Quanto mais rápido o procedimento, seu resultado e a recuperação, mais atrativo é. Não há mais tempo para ficar semanas em casa por conta de uma cirurgia, e esse é o maior atrativo das tecnologias não-invasivas.
Na jornada da sua clínica é importante pensar sempre no paciente em primeiro lugar, nos resultados dos tratamentos e no seu bem-estar. Pare e pense: o que deixa seu paciente satisfeito? Qual o diferencial da sua clínica? Quais tratamentos você oferece que estão em alta? Para o negócio ser rentável e atrativo, estar antenado às novidades é primordial. O paciente quer o novo. O diferente.
Tecnologia médica para o crescimento da clínica
O tempo não para com as tecnologias, não. Nem mesmo a crise abalou esse setor. Enquanto o Brasil estava recuperando-se da recessão, o mercado de dermatologia e beleza só cresceu, isso porque as pessoas não deixam de cuidar da face e do corpo. Um estudo realizado pelo SPC Brasil revelou que em momentos de crise, o brasileiro prefere cortar gastos com lazer em vez de cortar seus investimentos em bem-estar e imagem.
Um exemplo foi a Medsystems, curadoria de tecnologia médica, que cresceu 120% em 2019 ao se comparar com o ano de 2018. Dentre as tecnologias mais vendidas em 2019 encontramos o queridinho da dermatologia Ultraformer III (ultrassom micro e macrofocado) e o Endymed (radiofrequência 3DEEP), com a sua ponteira Intensif (microagulhamento de ouro robótico).
Ao investir em tecnologias médicas na área de dermatologia e estética, você investe no seu paciente. Ele está cada vez mais exigente, em busca de profissionais de qualidade que o atendam com o melhor tratamento e sem downtime. A tecnologia traz isso para a sua clínica. Quanto maior o seu leque de tratamentos, mais possibilidades você pode dar ao seu cliente. A tecnologia eleva o nível da consulta e agrega valor à ela. Ela é um dos seus diferenciais.
Opte por tecnologias dermatológicas versáteis
Na hora de investir em tecnologias médicas, estude a fundo sobre elas e avalie seus diferenciais, como pode ser usada em associação com outros equipamentos e obter um resultado melhor nos tratamentos. Um exemplo é a Dra. Giovana Moraes que investiu em tecnologias médicas e obteve um crescimento exponencial no último ano, e no momento está expandindo a sua clínica. Ela começou com a radiofrequência, depois sentiu a necessidade de ter um ultrassom micro e macrofocado, lasers, e por aí em diante.
Hoje existem equipamentos que são mais versáteis, permitindo tratamentos faciais e corporais no mesmo, onde apenas trocamos o transdutor ou a ponteira. Assim, você investe em um único aparelho e consegue obter o retorno de investimento muito mais rápido, pois há diversas possibilidades de associações. Mas, não saia investindo em qualquer coisa. Entenda o nicho da sua clínica, as dores dos seus pacientes e invista na melhor tecnologia do momento que vai atendê-los.
Saiba como alinhar as expectativas do paciente
Mais importante do que investir em boas tecnologias médicas é saber alinhar as expectativas do paciente. Explique sobre como funciona cada tecnologia, por que você está indicando, como será realizado o tratamento e o tempo para aparecer o resultado. Nesse momento, é essencial que você tenha documentação clínica do paciente por meio de imagem. Assim conseguirá mensurar o antes e depois, o que muitas vezes não é perceptível ao olho de quem faz o tratamento por se olhar todos os dias e o paciente dá mais valor ao tratamento e à clínica. Um software de imagens é imprescindível para fidelização de clientes.
Invista aos poucos em tecnologias médicas e faça da sua clínica um modelo de negócio rentável. Conte com a Medsystems!