Este é o ano de autocuidado. Self-care é uma das tendências de beleza em 2020 que veio para ficar no Brasil e faz parte de um movimento global do momento, de acordo com o Caderno de Tendências 2019-2020 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC, em parceria com o SEBRAE. E isso inclui cuidados com a pele, com o corpo, com tudo que faz parte da gente. Por isso, estamos aqui para falar um pouco mais sobre as tendências do mercado de beleza e dermatologia que estão dominando 2020.
Nunca estiveram tão em alta no mercado de beleza os termos skin care, self-care, clean beauty, beleza natural, cuidados com a pele e tratamentos de beleza não invasivos, tanto corporais como faciais. As pessoas estão se preocupando mais com a sua beleza, mas não somente com isso. Esses tratamentos também englobam saúde e prevenção, pois é bem mais prático se cuidar desde jovem, do que depois correr atrás do prejuízo que nem sempre é reversível. A prevenção torna o envelhecimento mais natural.
Em conversa com a jornalista de beleza Karina Hollo, editora de beleza há mais de 15 anos com matérias publicadas nas principais mídias impressas, online e de tevê no Brasil, entre elas Marie Claire, Vogue, Cosmopolitan, Boa Forma, Claudia e Elle, separamos as 7 tendências de beleza em 2020 no mercado de dermatologia. Confira:
1) Beleza natural e cuidados com a pele
Skin care é uma grande tendência que começou a se estabelecer nos últimos dois anos, fortalecendo-se ainda mais em 2020. “É aquela história que as pessoas não esperam mais envelhecer para começar a se cuidar, elas estão começando cada vez mais cedo. Começar a se cuidar mais cedo não só para a prevenção do envelhecimento, mas para também elevar a autoestima e bem-estar. Para se sentirem lindas e darem um up no visual”, explica Karina.
Antigamente, apesar dos médicos dermatologistas, as pessoas não davam tanto valor ou se preocupavam com a pele. Os cuidados com a pele e uma rotina regrada resultam também de uma tendência que está em alta, que é exaltar a beleza natural. Afinal, se as pessoas se cuidam consequentemente há uma melhora na pele facial e corporal, o que destaca o que há de melhor em cada pessoa de uma maneira bem clean, cheia de glow, com aspecto saudável e hidratado. Beleza natural é isso. Ser linda sendo nós mesmas. Ser linda com a nossa essência a mostra, sem máscaras.
2) N-beauty
A N-beauty vai um pouco contra a tendência da rotina de beleza coreana. Enquanto a rotina de beleza coreana é extensa e conta com 10 passos para torná-la completa, a N-beauty quer simplificar todos os passos da rotina em menor quantidade de produtos possíveis. “Hoje em dia vivemos na correria e muitas vezes não temos tanto tempo para nos cuidarmos. Aqui vale a famosa frase “menos é mais”, quanto mais prático é mais fácil e as pessoas não precisam de diversos passos, e sim o que é mais adequado para a sua pele”, comenta Karina Hollo.
N-beauty quer dizer nordic beauty, ou beleza nórdica, termo que vem da Europa. Pele glow e sem manchas, exaltando a beleza natural. O que precisamos para isso, basicamente, é uma pele hidratada e saudável. Com essa tendência também surgiram marcas que começaram a fazer um compilado de ativos em um único produto. Ou seja, ao invés de usar vários produtos para tratar da pele, conseguimos diminuir essa tarefa a um único produto. O minimalismo se destaca aqui. Embalagens simples e produtos em um único passo, mais naturais e eficientes.
3) Tratamentos modernos para facilitar
Além da rotina de cuidados com a pele em casa, é interessante também procurar por procedimentos mais profundos e potentes que ajudam no resultado desejado em uma sessão. Hoje há diversas tecnologias não-invasivas feitas em consultórios por médicos e profissionais de saúde que são rápidas, não possuem downtime e o mais interessante é que tudo isso é sem dor, que é o que o paciente da atualidade busca. Ninguém mais quer ficar uma, duas, três semanas com marcas ou de repouso em casa, nem sentindo dor com isso.
Resultados rápidos encantam mais! Assim como os procedimentos sem dor e sem downtime. Nas tendências de dermatologia, hoje encontramos dermotecnologias que são queridinhas dos médicos e desejo de consumo dos pacientes, como o Ultraformer III (Ultrassom micro e macrofocado para lifting e flacidez) e o Endymed (multiplataforma de radiofrequência 3DEEP que trata de rugas a melasma e manchas).
4) Home devices
Os tratamentos com tecnologias em consultório são importantes, mas os cuidados por meio de tecnologia em casa também ajudam e essa é uma das tendências de beleza em 2020. É nesse momento que entram os home devices, que são dispositivos para tratamentos em casa, surgiram e se popularizaram entre os pacientes. Eles são coadjuvantes dos tratamentos em clínicas, como as escovas massageadoras e aparelhos de radiofrequência.
Eles não substituem os tratamentos em clínicas, mas aumentam e prolongam os resultados em casa. Além disso, é uma forma instantânea de dar aquele up na pele quando a gente não quer sair de casa. Hoje existem home devices para hidratar, limpar, tratar flacidez e ainda para melhorar o contorno da face. Essa é uma macrotendência nichada da pele, segundo a jornalista de beleza Karina Hollo.
5) Inovações sensoriais
Os pacientes são consumidores. E os consumidores não se satisfazem mais apenas com um produto normal, sem um diferencial. Estamos na era da experiência. A experiência do cliente. A era em que queremos viver e sentir sensações, seja numa compra, como em um tratamento. Seja em uma textura diferente, coisas gostosas de serem tocadas, cheiros diferentes (aromaterapia). Tudo o que envolve o nosso sub consciente. Essa é a hora do branding sensorial tomar conta e, assim, criar conexões humanas.
Não é só uma recepção bonita. Faça conexões com os seus pacientes e clientes para você ser lembrado e fazer parte da vida deles. É preciso informação de qualidade, humanização da marca e personalização na era da experiência. Afinal, cada indivíduo é único e merece ser tratado dessa forma, com suas particularidades e limitações. Entenda quem está do outro lado e personalize sua consulta, seu tratamento. Pode ter certeza que assim você encantará ainda mais os seus clientes.
6) O corpo é a nova face
Em 2020 as pessoas não querem mais cuidar só do rosto, elas querem cuidar de tudo, incluindo o corpo. O corpo é a nova face em 2020. Um exemplo é a celulite que incomoda grande parte das brasileiras, acometendo cerca de 95% das mesmas, segundo uma pesquisa feita pela Sociedade de Dermatologia Brasileira, em 2019. Além da celulite, a gordura localizada e a flacidez também entram nas procuras.
Não é uma questão de emagrecer pessoas e sim harmonização corporal. É eliminar o que incomoda, o que a pessoa não gosta, e harmonizar os traços do corpo, para sentir-se bem consigo mesma. Quando falamos de tratamentos corporais para eliminar a gordura localizada, a celulite e flacidez temos equipamentos dermatológicos como o Ultraformer III, o Endymed Contour e o Scizer. “Acabou aquela história de fazer 10 sessões, é tudo mais rápido e integrado com as tecnologias atuais”, comenta Andressa Mundim, gerente de marketing da Medsystems, sobre as tendências de dermatologia.
7) A prevenção é o melhor cuidado
Por fim, é importante começar a se cuidar cedo. Prevenir ainda é a melhor opção. No mercado de beleza também entra a questão de clean beauty, que é beleza limpa, com ingredientes limpos tanto para a pele como para o planeta, com poucos ativos mas poderosos. Os ingredientes limpos são friendly e fazem bem para a pele. Você pode ler mais sobre nesse texto aqui.
Ressaltamos também a importância do médico dermatologista no meio disso tudo. Não é o paciente que escolhe os tratamentos e produtos, mas sim o médico. Essa é uma tarefa para todos educarem os pacientes deste modo, e, assim, todo mundo sairá feliz e satisfeito com os resultados que almeja.
O brasileiro não quer mais o reboco em 2020, ele quer sair de casa e falar “acordei assim”, levando para o mundo a sua beleza natural e bem-estar com isso. Levante essa bandeira com a gente.
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