Não tem como negar os impactos que a pandemia do COVID-19 está causando mundo afora, atingindo quase a todos e nem mesmo as clínicas de dermatologia e estética conseguiram fugir dessa crise. Falamos isso pois, o mercado de beleza e estética é um dos que mais cresce no mundo, mesmo em tempos de turbulência econômica.

Clínicas fechadas. Tratamentos pausados. Consultas remarcadas. Queda de faturamento. Isolamento social. Mas calma, não é hora de se desesperar. Logo menos essa pandemia irá passar e você poderá retomar as suas atividades normalmente, junto com seus queridos pacientes. 

Com momentos delicados como esse, aos olhos da sociedade é um pouco insensível continuar na busca por novos clientes no período, além de promoções exageradas e consideradas aproveitadoras. E afinal, quando é o momento mais adequado para voltar a abordar pacientes e como deve ser feito isso? A gente separou algumas dicas para te ajudar!

Dê valor aos seus pacientes atuais

Antes de tudo, dê valor aos seus pacientes atuais e fiéis. Mantenha contato com ele, pergunte como ele e a sua família estão. Mostre que está ali com ele no momento. Converse com ele, veja se está tudo ok, se pode ajudar em algo que esteja ao seu alcance. Seja sensível e receptivo. Pode ter certeza que esse ato só vai trazer coisas boas e nutrir ainda mais esse relacionamento

Quando passar o momento da pandemia, ou estiver mais próximo do fim, volte a abordar assuntos como a continuidade de tratamentos estéticos ou assuntos relacionados. Não agora. Só mais para frente mesmo. Agora é a hora de mostrar o seu valor na vida desse paciente. 

Compartilhe conteúdos instrutivos, sensíveis e educadores

Além de entrar em contato com os pacientes para manter um bom relacionamento, compartilhe com eles também conteúdos instrutivos e educadores, sobre assuntos relacionados à necessidade de cada um, além de, claro, conteúdos e mensagens sensíveis ao momento. Você tem valor na vida do seu paciente. Você é responsável pela autoestima dele. 

Em resumo, agora é o momento de estar ao seu lado com conteúdos para ajudá-lo no momento, seja sobre saúde, beleza, autocuidado, ou outros assuntos. Só não fuja muito do seu nicho, ok? É momento de você mostrar que entende do assunto. Mas, fale isso de uma forma bem sútil e que traga as pessoas para perto, com táticas como o storytelling. Que tal também enviar kits especiais para cada necessidade dos seus pacientes durante essa quarentena?

Leia mais: Como criar uma experiência inesquecível para o paciente na clínica

Se não agora, quando?

Como o momento é incerto e não sabemos do futuro, não se auto promova o tempo todo. Nem defina uma data para voltar com posts mais agressivos sobre tratamentos. O ideal é sentir como o mercado está e os seus pacientes, e com isso planejar os próximos passos da sua clínica. Esse tipo de comunicação agressiva só é mais interessante quando a pandemia acabar, caso contrário pode parecer insensibilidade com o momento.

Não temos certezas. Temos somente o hoje, que são nossos pacientes atuais. E é no relacionamento com eles que você precisa focar. Quando chegar a hora de voltar aos trabalhos e ritmo a todo vapor, seja gentil e sensível, e mantenha o tom leve e aconchegante

Pergunte como ele passou a quarentena, o que mais ele sentiu falta no período, como foram os cuidados com a pele e o corpo, rotina, entenda como ele passou por tudo isso. Proponha-se a dar algumas sessões grátis para compensar aquele tratamento que foi pausado e os efeitos consequentemente diminuídos. Faça ações que agregue valor à sua clínica. Humanize o momento mais do que tudo. Garanta a leveza na comunicação.

Compartilhe
Veja os posts

RELACIONADOS


Faça uma
Cotação