Não dá para negar a importância das redes sociais no dia a dia das pessoas e no marketing para consultório. Hoje em dia, é difícil encontrar quem não tenha um perfil ativo no Facebook ou Instagram, por exemplo. Só no Instagram são mais de 800 milhões de usuários ativos por mês, sendo que 500 milhões acessam o aplicativo todos os dias. Os dados foram divulgados pelo próprio Facebook, que também é detentor do Instagram.
Ao refletir sobre essa informação, chegamos à conclusão que possivelmente boa parte, se não a maioria, dos seus clientes e prospects estão presentes também neste universo digital.
E a sua clínica dermatológica está posicionada corretamente nestes canais?
Marketing para clínicas
Para as clínicas dermatológicas, investir em marketing digital é uma estratégia poderosa para conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. E o Instagram é um canal valioso para isso.
Isso porque trabalha com imagem, tanto foto como vídeo. Assim, quando a estratégia digital de marketing para consultório é bem planejada, consegue despertar no potencial cliente o interesse pelo tratamento divulgado, mostrando os resultados, funcionamento das técnicas e benefícios de cada procedimento.
Sem contar que a funcionalidade Insta Stories, que permite gravar vídeos em tempo real com duração de 15 segundos, tem o poder de aproximar sua clínica do cliente, já que você pode aproveitar para mostrar seu espaço, gravar entrevistas com médicos para esclarecer dúvidas, opinião de clientes e etc.
Marketing para consultório médico: dicas para ter sucesso no Instagram
Veja o que fazer para ter sucesso nas postagens no Instagram:
- Divulgue tratamentos e tecnologias: crie posts que mostrem para o público os benefícios e diferenciais de cada um dos procedimentos realizados na sua clínica. Publique fotos que reforcem a identidade da sua clínica com o que você escreveu nos textos;
- Use uma linguagem que converse com o cliente: qual mulher que não busca emagrecer e ficar mais jovem? Use uma linguagem que desperte o interesse de quem está lendo pelos assuntos da sua clínica;
Por exemplo, ‘descubra como eliminar a flacidez e a gordura localizada sem a necessidade de cirurgia plástica”, ou ainda, ‘conheça a tecnologia que provoca o aquecimento profundo da derme e acaba com as ruguinhas ao redor da boca em menos de 15 minutos”.
- Use hashtags com moderação: o uso do sinal de jogo da velha (#) seguido por uma palavra ou frase é conhecido como hashtag. Você não precisa usar a hashtag em todos os posts, mas é importante usá-las para tornar o conteúdo mais popular na rede, melhorar a busca orgânica (quando sua marca aparece de forma espontânea nos buscadores, como o Google, por exemplo) e ajudar na localização do mesmo;
Mas #veja #bem #esse #tipo #de #uso #nao #gera #nenhum #resultado. Usar o sinal desta forma é errado e não vai agregar valor na sua postagem. Portanto, opte por hashtag que tenha a ver com o seu negócio. Por exemplo: #menospesomaissaude.
- Coloque os dados da sua clínica dermatológica na bio: não esqueça de deixar o endereço, telefone e o site do seu consultório na biografia. Caso o paciente tenha interesse, é lá que ele vai buscar uma maneira de entrar em contato com sua clínica;
- Fique atento às normas do CFM: Algumas atividades são proibidas e devem passar longe da sua estratégia de comunicação: selfies, imagens, vídeos ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal, por exemplo, devem ser evitados.
Imagens ou vídeos de procedimentos para fins promocionais, antes e depois e publicação de selfies com paciente no consultório caracterizando atendimento também são práticas proibidas, mesmo com o consentimento do paciente. Na dúvida do que pode fazer, consulte o Manual de Publicidade Médica, que estabelece as regras de divulgação dos serviços médicos e de saúde.
Não deixe sua clínica dermatológica de fora das redes sociais. Defina a estratégia certa de marketing para consultório e aproveite para conquistar mais clientes.