Um dos grandes erros cometidos pelas clínicas dermatológicas é deixar de divulgar seus serviços por achar que não tem verba para marketing. Para começar, você não precisa anunciar na televisão em horário nobre e nem mesmo investir em publicidade nas principais revistas de saúde e beleza do mercado, o que com certeza tem um custo altíssimo.
Com o crescimento do uso das redes sociais, plataformas como Facebook e Instagram podem ser grandes aliadas para fazer o marketing para clínica.
O Facebook revelou ter 1,94 bilhão de usuários registrados, sendo 1,2 bilhão de pessoas ativas. Sobre o uso corporativo, mais de 65 milhões de pequenas empresas usam o Facebook para se conectar com seus clientes. Já no Instagram, mais de 150 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias.
Então, por que não começar a divulgar sua clínica dermatológica nestes canais?
Se você ainda não tem budget para contratar uma agência de comunicação, pode começar fazendo por conta própria o seu marketing para clínica. Neste caso, vale ficar atento a algumas dicas:
- Crie um cronograma de postagens: para não correr o risco de deixar o Facebook e o Instagram da sua clínica desatualizados, trabalhe com um planejamento de temas e datas. Considerar a postagem de três posts por semana é uma boa estratégia para começar a ser notado nestes canais e ter engajamento com seu público;
- Sempre use imagens nos posts: já está comprovado que o engajamento dos posts com imagens é muito melhor do que só aqueles que têm textos. Por isso, acesse bancos de imagem gratuitos. Existem várias opções disponíveis;
- Explore os recursos de vídeos: Facebook, Instagram e TikTok são aplicativos que permitem a criação de vídeos instantâneos. Aproveite essa oportunidade para mostrar o espaço do seu consultório, responder dúvidas rápidas dos pacientes e interagir mais diretamente com seu público-alvo. É uma possibilidade de gravar um vídeo, sem gastar nada;
- Invista em e-mail marketing: mantenha sua base de clientes informadas sobre as novidades da sua clínica dermatológica. Envie por e-mail notícias sobre novos tratamentos, tecnologias e até mesmo promoções. Vale também treinar as recepcionistas para entrarem em contato por telefone ou WhatsApp com os pacientes abordando esses temas.
O mais importante é começar a agir no marketing para clínica. Crie uma estratégia de conteúdo que aborde temas relevantes para o público-alvo e mantenha a frequência das postagens. Com certeza, os resultados vão começar a surgir.