O grande desafio dos dermatologistas atualmente é apresentar as novidades para o público que chega nos consultórios médicos. Embora na era digital os pacientes sejam mais antenados e atentos às últimas tendências em termos de tratamentos estéticos, o médico ainda encontra dificuldades e barreiras do conselho em trabalhar o marketing para clínicas dermatológicas, sobretudo em assuntos delicados como o rejuvenescimento íntimo.
Na maioria das vezes, a paciente que chega à clínica dermatológica não busca o tratamento de rejuvenescimento vaginal e as que chegam procurando pelo procedimento já pesquisaram profundamente o tema na internet ou com alguma amiga.
Com a ajuda da internet, ela já obteve conhecimento das possibilidades de melhorar sua qualidade de vida. No entanto, dentro do consultório médico, o dermatologista tem dificuldade de oferecer os serviços que fogem de sua área médica comum.
Por isso, veja abaixo cinco dicas que podem ajudar na hora de ‘vender’ melhor e a melhorar o marketing para clínicas dermatológicas:
1 – Conheça o perfil dos seus pacientes
O primeiro passo para oferecer o tratamento de rejuvenescimento íntimo é mapear o perfil de cada paciente, dividindo por segmentações. Para isso, é preciso ter respostas para perguntas, como:
- Qual é a idade da paciente?
- Qual o ticket médio que ela costuma investir em tratamentos estéticos?
- Possui queixas de falta de libido, flacidez vaginal e pouca lubrificação?
- Está enfrentando a menopausa?
2 – Segmentação de pacientes
Após mapear quem é seu público, o médico pode pedir à sua equipe que apoie na estruturação de seu CRM. Você pode por exemplo, segmentar os pacientes de acordo com a idade. Os tratamentos que atendem mulheres jovens provavelmente não sejam os meses que façam a cabeça das mulheres mais maduras.
O rejuvenescimento vaginal é indicado para mulheres com mais de um parto natural, que sofram com incontinência urinária, flacidez vaginal e que tenham problemas com baixa libido. Dificilmente uma mulher solteira, com menos de 30 anos, terá interesse no procedimento.
É interessante também separar o mailing por ticket médio: quanto aquela paciente gasta por mês realizando procedimentos estéticos? Ela costuma retornar à clínica com qual frequência? Essas informações são bastante oportunas, pois mostram o potencial da paciente frente à uma novidade.
Outra forma de segmentação é dividir as pacientes por tratamentos realizados. Ao saber os procedimentos aos quais ela foi submetida, fica mais fácil acertar na hora de oferecer um tratamento inovador.
A equipe deve ser preparada para estruturar uma divisão de acordo com os interesses de cada paciente. Sem dúvida, esse é um grande passo para ser assertivo na hora de oferecer um tratamento como o rejuvenescimento íntimo.
Ter essas informações separadas e organizadas ajudam muito na hora de selecionar a paciente que deve receber informações sobre rejuvenescimento íntimo.
3 – Investir no treinamento de equipe
Para tantos detalhamentos no CRM, a equipe precisa estar bem orientada e saber quais as informações a serem obtidas, separadas e de que forma. Vale a pena investir em treinamento para a equipe completa. Além de um atendimento personalizado, você ainda aumentará a chance de vender mais tratamentos.
4 – Traçar um plano de marketing
Você tem um planejamento de marketing efetivo em sua clínica dermatológica? Aqui vai uma lista de iniciativas fundamentais para colocar essa etapa em andamento:
- Preparação de mailing de clientes segmentado
- Envio de e-mail marketing
- Envio de conteúdos específicos para os clientes (mensagem de feliz aniversário, promoção, novos tratamentos e etc);
- Definição da frequência de relacionamento com cada cliente;
- Implementação de ações personalizadas para cada perfil de paciente
5 – Ações nas redes sociais e o auxílio no marketing para clínicas dermatológicas
As redes sociais revolucionaram a maneira como as pessoas se comunicam. Ficar fora da internet é um erri. Afinal, os pacientes buscam informações no Google e acessam as redes o tempo todo.
Por isso:
- Crie um blog com conteúdos de saúde e que fale sobre os tratamentos disponíveis em sua clínica;
- Tenha uma fanpage no Facebook e abasteça de informações periodicamente. É importante que as pacientes percebam que a página possui uma gestão ágil e que interage com os pacientes que possuem dúvidas, sugestões e críticas;
- Se possível, tenha um canal de vídeo no YouTube. Afinal, ao falar de procedimentos estéticos, é interessante mostrar como eles são realizados.
Coloque em prática essas medidas simples e conquiste cada vez mais pacientes. Pratique um bom marketing para clínicas dermatológicas.