Até pouco tempo atrás, o tratamento contra melasma era um desafio para os dermatologistas. Isso porque é uma patologia que não tem cura e causa muitos impactos negativos na vida das pessoas por sua hiperpigmentação inestética.
Caracterizada por manchas escuras com contornos irregulares na pele, mais comumente na face, a falta de tratamento contra melasma é um dos maiores incômodos entre os pacientes e uma das principais queixas dentro dos consultórios dermatológicos. Apesar de mais comum no rosto, também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, colo e pescoço. Atinge principalmente mulheres, e é uma condição presente em todas as etnias.
A boa notícia? Já existem aparelhos eficazes para inibir e tratar o melasma e outras lesões pigmentares. Entre os destaques, o BB Laser Lavieen e o queridinho Ultraformer III estão entre as tecnologias mais modernas para você ter no consultório.
O que causa o melasma?
As causas do melasma são variadas, mas além da fotoexposição, outros fatores estão envolvidos, especialmente os de influência hormonal associado à gravidez, uso de anticoncepcionais, predisposição genética, exposição à luz visível, radiação ultravioleta e disfunção tireoidiana. O estresse também é um fator que pode desencadear ou piorar o quadro de melasma na pele.
Embora seja possível o aparecimento em ambos os sexos, o melasma é mais frequente em mulheres adultas em idade fértil, podendo também, iniciar-se pós-menopausa. A idade de aparecimento varia de 30 a 55 anos.
Tipos de Melasma
Existem três diferentes tipos de melasmas, que são caracterizados conforme o local de depósito de pigmento. São eles:
- Epidérmico: a concentração maior de melanócitos e melanina forma-se na camada mais superficial da pele, proporcionando uma coloração castanha.
- Dérmico: o pigmento concentra-se ao redor dos vasos superficiais e profundos. Neste estágio, as manchas são escuras e acinzentadas.
- Misto: quando o depósito de melanina afeta tanto a epiderme quanto algumas áreas da derme.
Lavieen e Ultraformer III no tratamento contra melasma
A combinação do BB Laser Lavieen com o queridinho Ultraformer III é uma das mais modernas e poderosas para o tratamento contra o melasma. Com o Lavieen é possível tratar derme superficial e epiderme e diferentes graus de pigmentação, podendo calibrar a função de não-ablativo para sub-ablativo em um simples toque. Versátil e indicado para todos os tipos de pele, o laser Lavieen pode ser aplicado na face, no colo, nas mãos e nos braços, e seus protocolos são comprovadamente eficazes para o tratamento contra melasma, além de melhorar a textura da pele, linhas finas, poros dilatados, firmeza, e entre outros benefícios.
Como a pele comprometida pelo melasma também pode apresentar fotoenvelhecimento, utilizar o Ultraformer 3 – tecnologia que combina o ultrassom micro e macrofocado em um único aparelho – no protocolo de tratamento é indicado e eficaz para promover o efeito lifting, estimular a produção e remodelação de colágeno e combater rugas e linhas finas. Mas não é só isso: de acordo com um estudo realizado em 2019 por Vachiramon e colaboradores, o Ultraformer 3 ainda possui uma atividade destrutiva mecânica na eliminação da melanina e resíduos pigmentares da epiderme e da derme superior, podendo ser um adjuvante no tratamento do melasma. Ou seja, o tratamento contra melasma com Ultraformer III traz resultados comprovados e ele pode ser ajustado de acordo com os objetivos e áreas de tratamento.
Para atender seus pacientes da forma mais completa, é imprescindível apostar em equipamentos inovadores e de última geração, que possibilitam tratamentos contra melasma personalizados e individualizados, como o Lavieen e Ultraformer 3.
Quando se trata de tratamentos contra melasma, generalizá-lo é banalizar os impactos que essas manchas causam na vida dos pacientes. Afinal, o grau de melasma varia de caso para caso, intensidade e histórico de cada paciente. Entregue as melhores soluções, com tecnologias que proporcionam o ajuste conforme a necessidade de cada paciente, garantindo o sucesso de seus protocolos.