O equipamento de última geração acaba de chegar à clínica dermatológica, possibilitando uma infinidade de procedimentos inovadores para pacientes que buscam qualidade de vida e melhora da estética.
Depois de realizar o investimento necessário para oferecer uma novidade aos pacientes, muitos médicos ficam receosos em divulgar os benefícios que podem ser obtidos com sua nova aquisição, principalmente pelas regras rígidas de publicidade impostas pelo CFM.
Este cenário é muito comum em clínica dermatológica atualmente, porém é fundamental demonstrar aos pacientes que já existem técnicas e procedimentos que podem elevar a autoestima e colaborar para a qualidade de vida.
Mas como divulgar tais novidades sem ferir as recomendações estipuladas pelos órgãos competentes? Como a equipe de marketing pode ajudar a medir o ROI dos novos equipamentos, mostrando como ele é necessário?
Para evitar que sua comunicação seja estabelecida em cima de uma estratégia errônea, é preciso ter em mente que o foco dela é levar informação de qualidade, preenchendo lacunas na divulgação de assuntos médicos. Afinal, informação nunca é demais, mesmo que seu público seja leigo.
Confira 7 dicas para ajudar no marketing médico:
1 – Invista nas redes sociais
Atualmente, a forma mais eficaz de divulgar um produto é por meio das redes sociais. Elas democratizaram a informação, que é entregue a um público altamente qualificado de acordo com segmentações diversas, como região, idade, gênero, interesses, etc.
Vale a pena criar perfis no Facebook e no Instagram para a clínica dermatológica, respeitando uma periodicidade determinada e com uma estratégia editorial pré-definida, além de investir na publicidade dos posts – o impulsionamento de mídia. É importante lembrar que qualidade da informação é fundamental para gerar interesse no seu público.
2 – Aposte nos vídeos rápidos nas redes sociais
O Instagram é uma excelente ferramenta para divulgar momentos importantes. As chamadas “histórias” se traduzem em vídeos curtos de 15 segundos. É algo simples de produzir e postar, e duram apenas 24 horas no ar.
Se você deseja aproveitar esse recurso para mostrar seus procedimentos, saiba que esta é uma estratégia que vem sendo muito utilizada pelas empresas atualmente. Tem um lado moderno e muito atraente, uma vez que os 15 segundos de vídeo não deixam o material cansativo. Tente e veja o resultado!
3 – Envie e-mails marketing e ligue para seus pacientes
Sua equipe pode apoiar para colocar em prática essa estratégia. Todo paciente gosta de se sentir lembrado ao receber a informação sobre um procedimento novo e interessante. O ideal é contar com uma ferramenta que realize o disparo de seus e-mails marketing, mas caso você não conte com isso, sua equipe pode enviá-los comunicando a novidade e explicando sua finalidade. Em seguida, pode ligar para a lista de contatos para reforçar o recebimento.
Lembre-se que é importante oferecer o chamado Opt-out, que é o botão disponível para que o paciente não receba mais aquela informação. Essa prática é válida para que o paciente se sinta à vontade, em caso de desinteresse.
4 – Conte com uma estratégia de assessoria de imprensa
A imprensa tradicional é importante para garantir visibilidade e credibilidade da sua clínica. Muitos pacientes se sentem confortáveis e seguros em saber que seus médicos estão concedendo entrevistas para os meios de comunicação. Além disso, mostra que você está acompanhando as tendências e prestando informação para os jornais, revistas, rádios e emissoras de TV. Embora as mídias tradicionais estejam reduzindo cada vez mais suas redações, vale a pena investir nessa estratégia para se fazer presente nestes veículos.
5 – Mantenha um blog atualizado e com informações e imagens
Os blogs hoje são ferramentas essenciais para levar informação ao público. É fundamental contar com uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que significa utilizar palavras-chave nos textos do blog e do site institucional que sejam frequentemente buscadas pelo Google. Hoje, existem técnicas para otimizar seu conteúdo e fazer com que ele seja exibido com boa colocação nas buscas orgânicas, ou seja, sem patrocínio, do Google. Experimente!
6 – Petit Comité com pacientes
Aproveite a oportunidade de um novo tratamento e realize um evento com os pacientes que frequentam seu consultório ou clínica. Esta é uma forma bastante agradável de atraí-los para perto de você, agregando informação e gerando relacionamento entre eles e os médicos. Pode ser em formato de coquetel ou de café da manhã ou chá da tarde. Crie um ambiente leve, para que todos se sintam próximos e à vontade para tirar dúvidas, conversar, trocar experiências e falar de suas necessidades.
7 – Crie um nome único e exclusivo para tratamentos
Por último, personalize e valorize os tratamentos, fazendo com que eles tenham uma identidade. Dessa forma, o paciente consegue associar o procedimento aos benefícios trazidos por ele de melhor maneira, além de ser mais fácil fixar seu nome na memória. Uma outra vantagem é que muitas vezes o procedimento pode ser associado a outros, por pertencer a uma “família”. Com nomenclaturas próximas, fica ainda mais simples para o paciente memoriza-los.
Esperamos que essas dicas ajudem você a comunicar seus novos procedimentos na sua clínica dermatológica. Boa divulgação!