De acordo com dados da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o câncer de pele é o tipo que mais mata no Brasil, correspondendo a 30% dos casos de tumores malignos no país. Doenças como o carcinoma sebáceo matam cerca de 11 mil brasileiros por ano.

Encontrar respostas que diminuam estes números certamente é um dos maiores desafios da medicina moderna. Embora ainda não existam curas milagrosas, sabe-se que um diagnóstico precoce é decisivo para a eficácia do tratamento de câncer.

Geralmente, tumores como o carcinoma sebáceo requerem biópsias para serem diagnosticados. Apesar de ser um procedimento muito eficaz e confiável, a análise de uma biópsia pode levar dias para ficar pronta e também é um procedimento invasivo, o que é desvantajoso. Foi desta necessidade de exames rápidos e eficientes que surgiu o inovador Spectra-Scope, uma tecnologia desenvolvida para realizar o diagnóstico de lesões cutâneas.

Diagnosticando o carcinoma sebáceo e outros tumores de pele sem biópsia: Conheça o Spectra-Scope

O Spectra-Scope é uma tecnologia que realiza diagnóstico de lesões cutâneas e de câncer de pele em tempo real, sem a necessidade de biópsias desnecessárias. Através de estudos clínicos realizados em todo o mundo, a tecnologia demonstrou 97,6% de sensibilidade em seus diagnósticos, além de entregar o resultado em apenas alguns segundos.

O dispositivo usa a espectroscopia de plasma induzida por laser (LIPS) para recolher informações bioquímicas do tecido dérmico do paciente. Essas informações são então processadas por uma inteligência artificial avançada baseada em deep learning, e comparada com um vasto banco de dados para então entregar resultados precisos e confiáveis para o médico em questão de segundos.

Os resultados são apresentados através de uma interface simples, de fácil uso e entendimento que utiliza a métrica LIPS para indicar o grau de atipia em uma lesão, e o risco de malignidade da mesma. 

O Spectra-Scope é capaz de diagnosticar as seguintes condições:

Diferenciais do Spectra-Scope

Uma biópsia costuma levar de 3 a 5 dias úteis para retornar com resultados. Enquanto isso, a tecnologia de Spectra-Scope gera um diagnóstico da lesão em poucos segundos, porém não substitui a realização de uma biópsia caso dê um resultado positivo. Além disso, o aparelho possui uma sensibilidade até 27% maior do que inspeções visuais usando um dermatoscópio.

A rapidez do exame realizado com o Spectra-Scope beneficia tanto médicos como pacientes, pois um diagnóstico rápido e preciso é um fator decisivo na eficiência do tratamento de um tumor maligno. Isso permite ao médico diagnosticar e orientar os próximos passos para um tratamento eficaz para seu paciente, podendo acompanhar seu caso desde o início.

Por fim, o fato de a ferramenta utilizar uma inteligência artificial baseada em deep learning  significa que o algoritmo usado é constantemente aperfeiçoado, garantindo resultados cada vez mais precisos com o passar do tempo.

Conheça mais sobre o Spectra-Scope

O tratamento de tumores malignos como o carcinoma sebáceo é um processo desafiador, mas que pode ter um prognóstico melhorado quando detectado precocemente. Considere investir em tecnologias que têm o potencial de salvar vidas.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Spectra-Scope, e para fazer uma cotação para a sua clínica.

 

Diagnóstico de câncer de pele sem biópsia já é possível

Compartilhe
Veja os posts

RELACIONADOS


Faça uma
Cotação