A rotina de Skincare entrou de vez por todas na vida das brasileiras. Essa tendência de autocuidado, como tantas outras, é cíclica. Nos anos 50, as mulheres passaram a procurar os melhores tratamentos para a pele. Especialmente com a ascensão da publicidade e a “descoberta” do potencial de decisão de compra desse público que, até o momento, havia sido desconsiderado no mercado, sendo o homem o gerador de renda.
Mas, não só pela nova forma de trabalhar a publicidade, novas tecnologias de cuidado com a pele e cabelo surgiram e acompanharam as tendências de beleza trazidas pelas revistas de lifestyle, novelas, cinema e moda. As mulheres começaram a buscar melhorar a aparência da pele do rosto e apresentarem-se da forma como se sentiam, mais jovens e mais radiantes.
Dentro de um desses ciclos, o K-beauty vem ganhando proeminência nos últimos anos. Essa tendência nasceu na Coreia, com a ascensão do K-pop e das Idols. Mulheres com pele de porcelana, cabelos impecáveis e aparência de boneca. A moda dos lip-tints, dos rostos levemente rubros e a diminuição do uso de maquiagens super pesadas – tendências trazidas pelas youtubers de maquiagem – começou a ganhar força. Assim também foi com os 10 passos de Skincare, conhecidos como responsáveis por uniformizar a pele das Idols e manter a aparência da pele do rosto quase perfeita.
O novo ciclo minimalista para os melhores tratamentos para a pele
Depois da alta do K-beauty chega agora como forte tendência o A-Beauty, você sabe do que se trata?
Considerado o segredo da beleza das australianas, já podemos imaginar que se trata de rotinas para peles bronzeadas e com menos maquiagens. Sim, essas afirmações estão corretas. Há muito mais a dizer sobre a forma de melhorar a aparência pele do rosto através do A-Beauty.
Essa rotina vem para trazer um contra-senso ao K-Beauty, que se tratava de 10 passos de skincare. O A-Beauty propõe uma rotina muito mais sucinta, visando deixar os cuidados para uniformizar a pele mais fáceis e mais sustentáveis.
A indústria do A-Beauty ainda é relativamente nova, e por isso, não está amplamente disponível no mercado, mas se mostra como uma forte tendência. Ela consiste em condensar em um só item todas as necessidades oferecidas então por diversos produtos para melhorar a aparência da pele do rosto.
Um exemplo é a marca Claire Hill, que promete entregar um produto para peles de qualquer idade. Com ativos naturais e leves, além de água micelar e um ativo antienvelhecimento que vai uniformizar a pele em apenas 28 dias.
Se essa tendência se consolidar, podemos esperar pros próximos anos novos produtos super potentes com 10 soluções em uma única embalagem.
O futuro da Skincare
Seja no A-Beauty ou no K-Beauty, a verdade é que a tendência de moda e beleza se mostra cada vez mais propensa a passos não agressivos, minimalistas e minimamente invasivos e que permitam uma beleza natural da pele. Um dos exemplos de adesão a essa tendência mais sucinta de cuidados da pele é o sucesso do Laser Lavieen. Ele oferece todo o resultado dos tratamento do skin care diário em uma ida ao dermatologista, com o seu Skip Care – Um procedimento para acelerar os resultados de meses de tratamento em casa em uma única sessão para cuidar da epiderme.
Pautas como aceitação da pele com suas manchinhas, texturas e particularidades são cada vez mais vistas na mídia e nas publicidades, o que reflete também as fórmulas e abordagens dos produtos.
Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, mas ainda assim, as buscas por tratamentos não invasivos e por produtos que ajudem um envelhecimento saudável e natural da pele estão cada vez mais altas. Isso mostra consumidores que buscam, sim, se parecerem mais jovens através dos melhores tratamentos para a pele, mas que também não abrem mão do natural e leve.