Voltar para o site

Conteúdo 100%
dedicado ao bem-estar
e saúde da pele, elaborado e

revisado
por especialistas.

Mitos e verdades sobre remoção de tatuagem a laser

16 de maio 2022
por Redação
Tempo de leitura: 5 minutos

Tão importante quanto a decisão por fazer uma tatuagem é o momento quando se decide removê-la. Os motivos são diversos, e as dúvidas também. Mas, nesse artigo, vamos esclarecer algumas das suas principais questões sobre remoção de tatuagem e sobre os tratamentos a laser para removê-la. Mas, primeiro, é importante entender como o pigmento fica na pele e o que é necessário para eliminá-lo. 

Como os pigmentos da tatuagem ficam na pele? 

A pigmentação – as tintas utilizadas para fazer a tatuagem – é aplicada na derme, uma área logo abaixo da camada mais superficial da nossa pele (a epiderme) com a ajuda de agulhas que penetram cerca de 2mm para alcançar essa região. Isso porque se aplicada na epiderme, a descamação natural da pele eliminaria os pigmentos utilizados para traçar e colorir o desenho.  

Por que é utilizado laser para remover tatuagem?   

Atualmente, você já deve ter visto várias matérias ou conhecer casos de pessoas que recorreram a tratamentos com laser para remover tatuagem. Isso acontece porque existem tecnologias  – como o Quanta Q-Plus e o Pastelle – que podem ser reguladas para disparar lasers com precisão e na frequência necessária para alcançar a camada da pele em que a tatuagem é feita e quebrar os pigmentos utilizados. Com isso, em algumas sessões, o desenho pode ser removido. 

O que é mito e o que é verdade sobre remoção de tatuagem? 

Agora que você entendeu o básico sobre como são feitas, onde ficam os pigmentos da tatuagem nas camadas da pele e porque os lasers são utilizados, vamos aos mitos e verdades que cercam a remoção de tatuagem. 

#1 – Tatuagens não podem ser removidas completamente 

Mito! Com as tecnologias atuais, é possível sim remover completamente uma tatuagem, mas o resultado final do procedimento depende de vários fatores como a idade da tatuagem, tipo de tinta / pigmento utilizado e técnica do tatuador, por exemplo. 

#2 – Tatuagens pequenas podem ser removidas com apenas 1 sessão 

Mito! Embora tatuagens menores e de apenas uma cor possam ser removidas com um número menor de sessões que uma tatuagem maior e colorida, nenhuma tatuagem é removida somente com uma sessão. Isso porque cada uma das sessões auxilia na quebra da pigmentação utilizada e ajuda a apagar a tatuagem. 

#3 – Remover tatuagem feita recentemente prejudica a pele 

Mito! O tratamento de remoção de tatuagem recém feita pode até trazer resultados melhores, visto que a tinta ainda não penetrou totalmente na pele. Porém, é necessário esperar a cicatrização completa da tatuagem – o que leva geralmente cerca de 45 dias – para iniciar um processo de remoção. 

#4 – Remover tatuagem dói 

Depende. Os incômodos com o processo de remoção de tatuagem podem ser maiores ou menores, de acordo com a sensibilidade da pessoa e da tecnologia utilizada. E, falando em tecnologias, elas têm evoluído cada vez mais para que os incômodos gerados e as dores sejam menores. Em todo caso, por conta da utilização de laser, que esquenta a pele para quebrar a pigmentação, você pode sentir algum desconforto.  

#5 – Tatuagens profissionais são mais fáceis de remover 

Verdade! A qualidade do pigmento utilizado pelo tatuador e sua técnica, além de garantirem o melhor resultado para sua tatuagem, podem auxiliar caso você decida removê-la. Isso porque a tinta será depositada na camada correta da pele e o material é específico para isso. Para garantir os melhores resultados é preciso seguir corretamente as orientações do profissional que vai realizar a remoção e comparecer a todas as sessões nas datas certas.   

 #6 – É preciso manter o cuidado com a pele durante todo o processo de remoção 

Verdade! E isso não é exclusividade de quem terá uma tatuagem removida a laser. Basicamente os cuidados durante o processo envolvem evitar o uso de roupas que causem atrito na região tratada, utilizar protetor solar e, caso o profissional indique o uso de alguma pomada, fazê-lo da forma correta. 

#7 – Qualquer profissional com um aparelho de laser pode remover sua tatuagem 

Mito! São diversas as tecnologias a laser disponíveis no mercado que prometem remover tatuagens, mas somente um dermatologista vai saber avaliar sua pele e utilizar os protocolos corretos para realizar a remoção de tatuagem com segurança. 

Qual melhor laser para remover tatuagem? 

Hoje em dia existem muitas tecnologias disponíveis no mercado, mas algumas se destacam pela qualidade e os resultados obtidos. Esse é o caso do Quanta Q-Plus e do Pastelle. 

O Quanta Q-Plus entrega a energia e potência na medida certa para apagar todas as cores de pigmento em todos os tons de pele em um tratamento rápido e eficaz, além de um pós-tratamento suave e sem riscos para sua saúde. Com ele os pigmentos recebem a energia do laser e se quebram em partículas muito pequenas, que são removidas pelo sistema imunológico. 

Já o Pastelle alia a remoção de pigmentos com o rejuvenescimento da pele. Ele distribui uniformemente o laser em toda a área tratada, o que minimiza as lesões térmicas e destrói seletivamente os pigmentos, ou seja, você sente menos dor e a regeneração é mais rápida.  

Se o seu desejo é ter uma tatuagem removida a laser, fale com seu dermatologista e encontre a solução ideal para sua pele.  

Você também pode gostar de

Mais lidas

LER MAIS 3 grandes erros ao investir em tecnologias para sua clínica LER MAIS Melhore os resultados de tratamentos com injetáveis com o Ultraformer III LER MAIS Top tecnologias para tratamentos com retorno rápido em clínicas

Qual o papel do médico na busca
de tratamentos estéticos por
pacientes cada vez mais jovens?

Baixar E-book

INSTAGRAM

A MedSystems é uma empresa
referência no mercado há mais de 14
anos, que importa e comercializa
equipamentos de alta tecnologia
para atender aos médicos
especializados em procedimentos
clínicos e estéticos.
CONTATO
São Paulo - SP
Rua Pequetita, 145

Vila Olímpia

CEP 04552-060

+55 (11) 5180-5050
REDES SOCIAIS
A MEDSYSTEMS INFORMA
Não garantimos os mesmos resultados das
imagens acima, pois o número de sessões
necessárias e os resultados podem variar
de paciente para paciente.