Voltar para o site

Conteúdo 100%
dedicado ao bem-estar
e saúde da pele, elaborado e

revisado
por especialistas.

Quem disse que não é possível tratar estrias?

10 de agosto 2021
por Redação
Tempo de leitura: 5 minutos

A estria é uma atrofia tegumentar (perda de elasticidade da pele) que ocorre quando as fibras elásticas e colágenas, responsáveis pela firmeza da pele, se rompem, deixando uma espécie de cicatriz para trás. Geralmente as estrias no corpo se manifestam como manchas compridas avermelhadas “afundadas” ou elevadas, que depois, com o tempo, perdem a cor e se tornam brancas e mais espessas.

O mais comum é que estrias ocorrem quando há alterações de peso significativas em um curto período. Também podem ocorrer devido à gravidez, estirões de crescimento, efeitos colaterais de medicamentos e rápido ganho de musculatura.

Geralmente se diz que estrias no corpo não têm cura ou tratamento. Fora de crendices populares e “cremes milagrosos” com pouca ou nenhuma eficácia, pouco se diz sobre algum procedimento para eliminar estrias. O fato é que existe, sim, tratamento com eficácia comprovada para estas atrofias. Mas antes é necessário entender por que há tanta informação conflitante por aí.

A verdade sobre o tratamento de estrias no corpo

Todo mundo já deve ter ouvido falar de algum produto ou creme milagrosos que promete remover estrias ou algo parecido. A verdade é que, até hoje, não se conhece nenhum produto cosmético ou dermatológico com evidências científicas que demonstrem eficácia na remoção de estrias.

Existem algumas soluções que ajudam na amenização de estrias no corpo. Estas devem ser adquiridas sempre com recomendações do seu médico pois os produtos mais indicados variam conforme as peculiaridades de cada caso de estrias, e também para evitar aqueles que simplesmente não funcionam.

Outros métodos de autotratamento incluem hidratação e esfoliamento da pele. Mas como os citados acima, a eficácia desses é limitada, e não são capazes de remover totalmente as estrias.

Existem também intervenções mais diretas, incluindo procedimentos cirúrgicos. Dentre essas, destaca-se o peeling com ácido retinoico, laser de CO2 ou luz pulsada, Dermaroller, Dermoabrasão, Intradermoterapia e Galvanoterapia.

Uma opção não clínica que algumas pessoas acabam por buscar é a tatuagem. Cobrir estrias com tatuagens é algo que tem se tornado popular, principalmente entre os mais jovens. Neste caso, obviamente, as estrias não são eliminadas, mas sim camufladas pela tatuagem.

É um processo simples, sem nenhuma diferença de tatuagens comuns e, até onde se sabe, não apresenta nenhum risco adicional à saúde. Porém, especialistas recomendam que a pessoa pense muito bem antes de tomar essa decisão, pois caso não goste do resultado e resolva remover a tatuagem, a cicatriz resultante pode ser maior que as estrias.

Além disso, tatuagens perdem a cor com o tempo e, juntando isso a mudanças na textura e formato da pele que ocorrem naturalmente com o tempo, podem acabar ressaltando as marcas das estrias.

Conheça os melhores procedimentos para eliminar estrias

Como visto, as opções mais populares de tratamento para estrias no corpo não têm os resultados mais animadores do mundo, o que gera uma incerteza geral sobre a possibilidade de procedimentos realmente eficazes. Mas isso mudou com a chegada de certas tecnologias ao mercado brasileiro.

Existem duas tecnologias que demonstraram grande eficácia no tratamento e remoção de estrias. Ambas são não apenas eficazes, mas também agem de modo totalmente não cirúrgico, ou seja, não necessitam de incisões e causam desconforto mínimo ao paciente.

  • Ultrabeaujet
    O Ultrabeaujet é uma plataforma que usa uma abordagem inovadora para tratamentos: a tecnologia micropneumática.

    Através de micro perfurações (menores que a espessura de um fio de cabelo), o Ultrabeaujet injeta compostos ativos abaixo da pele, que estimulam a produção de colágeno, diminuindo a flacidez e promovendo o rejuvenescimento da pele. Este processo se mostra extremamente efetivo na remoção de estrias no corpo. 

    Além de estrias, o Ultrabeaujet também é eficaz no tratamento de rugas periorbitais e perilabiais, cicatrizes hipertróficas e quelóides, sleep line, hiperidrose, além de promover os efeitos de lifting facial e skin tightening.

  • Endymed
    A Endymed é uma plataforma que usa a radiofrequência para a realização de tratamentos faciais e corporais tanto para fins clínicos quanto estéticos.

    Com a ajuda de suas poderosas ponteiras, o equipamento é capaz de tratar a flacidez da pele, cicatrizes, promover rejuvenescimento, tratar estrias, poros dilatados, celulite e realizar a remodelação do contorno corporal, sem downtime e de maneira totalmente não invasiva.

Pergunte ao seu médico sobre tecnologias para combater estrias

É sempre bom ter o aconselhamento de um médico dermatologista qualificado na hora de tomar decisões sobre a saúde da sua pele. É importante ressaltar que estrias no corpo não representam nenhum grande risco à saúde, e também não são sintomas de doença adjacente (embora possam acompanhar alguns casos de interesse clínico, como obesidade e gravidez). O tratamento é para as pessoas que não estejam confortáveis com a aparência das marcas ou que essas causem alguma preocupação cosmética.

Se aquela estria nas coxas, no bumbum, na cintura, ou em qualquer parte do corpo está te incomodando e se tornando um empecilho para sua autoestima, pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de um tratamento usando as tecnologias mais poderosas do mercado.

novidades-em-protocolos-esteticos

Você também pode gostar de

Mais lidas

LER MAIS Diagnóstico de câncer de pele sem biópsia já é possível LER MAIS Cirurgião plástico: seu paciente quer tirar a papada sem cirurgia. E agora? LER MAIS Batalha dos lasers: Quanta System e outras tecnologias

Qual o papel do médico na busca
de tratamentos estéticos por
pacientes cada vez mais jovens?

Baixar E-book

INSTAGRAM

A MedSystems é uma empresa
referência no mercado há mais de 14
anos, que importa e comercializa
equipamentos de alta tecnologia
para atender aos médicos
especializados em procedimentos
clínicos e estéticos.
CONTATO
São Paulo - SP
Rua Pequetita, 145

Vila Olímpia

CEP 04552-060

+55 (11) 5180-5050
REDES SOCIAIS
A MEDSYSTEMS INFORMA
Não garantimos os mesmos resultados das
imagens acima, pois o número de sessões
necessárias e os resultados podem variar
de paciente para paciente.