Voltar para o site

Conteúdo 100%
dedicado ao bem-estar
e saúde da pele, elaborado e

revisado
por especialistas.

Compare 4 métodos para remoção de tatuagem

10 de agosto 2021
por Redação
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia, existe uma série de opções para quem deseja remover tatuagem, com níveis variáveis de eficácia, segurança e no pós-procedimento. Isso pode dificultar a vida do paciente na hora de encontrar qual o melhor método e qual profissional pode remover tatuagem.

Com o intuito de auxiliar neste momento, discutiremos neste artigo os três principais métodos para remover tatuagem, dando uma breve descrição de cada um e orientações para uma escolha segura, eficaz e que não deixará um pós prolongado.

Os 4 principais métodos para remover tatuagem

A remoção de tatuagens através de procedimentos a laser é o método mais seguro e eficaz da atualidade. Apesar de que, teoricamente, não é correto chamá-lo de “um método”, uma vez que tratamentos a laser são um leque de diferentes técnicas.

Este tipo de tratamento pode ser doloroso e deixar bolhas e manchas na pele, dependendo do laser utilizado. Listamos aqui os 4 lasers mais indicados para remover tatuagem, e suas diferentes características.

    • Q-Switched Ruby: este laser cria um facho de luz invisível que atinge especificamente a partículas de pigmentos ou melanina na pele, sem afetar o tecido ao redor da área de tratamento. O Q-Switched Ruby opera usando o comprimento de onda de 694nm e é especialmente eficaz para remover pigmentos de tatuagem das cores azul, preto e verde. 
    • Q-Switched Nd:YAG: funciona da mesma maneira que o Ruby, porém com comprimentos de onda diferentes, o que também o torna mais eficiente para remoção de cores diferentes. Pode operar sozinho no comprimento de 1064nm para a remoção de pigmentos azuis escuros ou pretos, com a ajuda de um cristal duplicador de frequência para encurtar o comprimento para 532nm, o que é mais eficiente para a remoção de pigmentos vermelhos e laranjas.
    • Q-Switched Alexandrite: com um comprimento de onda de 755nm, esse laser se encontra entre o Ruby e o Nd:YAG. Ele é geralmente indicado para a remoção de pigmentos verdes, azuis e pretos.
    • Laser de Picossegundo: a novidade para remover tatuagem é a nova geração do laser de picossegundo, que é conhecido por ser um tratamento mais seguro e menos agressivo à pele. Como este tratamento usa picos de energia em curtíssimos períodos de tempo (um trilionésimo de segundo) para “pulverizar” os pigmentos da tatuagem, ele pode ser feito de uma maneira em que os danos à pele sejam reduzidos ao mínimo possível, além de ser praticamente indolor.
      A grife de lasers da Quanta possui protocolos com o laser de picossegundo com excelentes resultados em remoção de tatuagem.

Qual profissional pode remover tatuagem?

Conhecendo os principais métodos para remover tatuagem, agora é hora de saber quem procurar para realizar estes procedimentos.

Todos os procedimentos citados acima devem ser realizados por médicos dermatologistas, que são nossos experts quando o assunto é pele. É importante sempre se consultar com um profissional especializado para saber qual o tratamento e número de sessões mais indicados para o seu caso. Tatuadores sem licenciamento médico não podem remover tatuagens.

Fique atento também com promessas de tratamentos alternativos milagrosos, principalmente receitas caseiras e cremes que alegam ser eficientes na remoção de tatuagem. Não existem evidências clínicas para a eficiência de nenhum destes tratamentos, que variam entre propagandas enganosas e crendices que podem ser prejudiciais à saúde.

Você também pode gostar de

Mais lidas

LER MAIS Diagnóstico de câncer de pele sem biópsia já é possível LER MAIS Cirurgião plástico: seu paciente quer tirar a papada sem cirurgia. E agora? LER MAIS Batalha dos lasers: Quanta System e outras tecnologias

Qual o papel do médico na busca
de tratamentos estéticos por
pacientes cada vez mais jovens?

Baixar E-book

INSTAGRAM

A MedSystems é uma empresa
referência no mercado há mais de 14
anos, que importa e comercializa
equipamentos de alta tecnologia
para atender aos médicos
especializados em procedimentos
clínicos e estéticos.
CONTATO
São Paulo - SP
Rua Pequetita, 145

Vila Olímpia

CEP 04552-060

+55 (11) 5180-5050
REDES SOCIAIS
A MEDSYSTEMS INFORMA
Não garantimos os mesmos resultados das
imagens acima, pois o número de sessões
necessárias e os resultados podem variar
de paciente para paciente.