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Dermatologista: você conhece seus pacientes?

12 de agosto 2020
por Redação
Tempo de leitura: 4 minutos

Já parou para observar quem são as pessoas que frequentam o seu consultório? Será que você conhece as particularidades de cada um de seus pacientes? Se a resposta for não, saiba que é muito importante para a gestão de consultório médico e para se diferenciar de outros médicos e até fidelizar o seu paciente. 

Com a correria do dia a dia, pode ser que falte tempo para criar um relacionamento mais profundo com cada pessoa que passa pelo seu atendimento. Mas a principal tendência para negócios na área da saúde é a personalização do atendimento. Isso significa individualidade, ou seja, tratar cada paciente como único, para que ele se sinta especial. Para isso, é necessário saber o histórico do paciente, conhecer seus desejos e necessidades e acompanhar de perto.

Faz parte dessa personalização, oferecer um atendimento médico humanizado, procurando ouvir o paciente e entender as suas dores. 

Na opinião de Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o profissional que pretende se destacar neste mercado deve primar por manter uma boa relação médico-paciente. “A ética, a transparência, a idoneidade e o respeito aos que buscam atendimento devem ser parâmetros observados em todos os momentos. Evidentemente, que o conhecimento técnico e a atualização constante também são relevantes, mas elas só terão o efeito necessário se o médico souber conduzir o seu relacionamento com a sua clientela de forma a ser visto como referência”, afirma o presidente da SBD.

Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar a construir um bom relacionamento com o seu paciente.

Colete dados e histórico

Na gestão de consultório médico é importante saber data de aniversário (ele se sentirá especial com uma mensagem de aniversário), nome como gostaria de ser chamado – para seus contatos por e-mail ou WhatsApp -, a melhor forma de contato e como ele ficou sabendo de você.

Descubra o que atrai seu cliente

A paciente chega para um tratamento facial com radiofrequência e nota resultados positivos. De repente, você pode descobrir em uma conversa que ela também quer fazer um procedimento para melhorar o contorno corporal. Por isso, vale a pena investir tempo na comunicação com o cliente e explicar sobre todas as funcionalidades do equipamento e resultados esperados.

Ofereça atendimento de qualidade

Quem não gosta de chegar em um local e ser bem atendido? Isso deve ser padrão, então é importante orientar e treinar toda a sua equipe que deve ser paciente e atenciosa com quem chegar até sua clínica. Ao tratar os pacientes de forma individualizada, você conquistará uma confiança muito maior. 

Tire todas as dúvidas do seu paciente

Pode ser que o paciente fez o tratamento, mas ficou com alguma dúvida que se esqueceu de perguntar. Por isso, vale enviar uma mensagem pós consulta para verificar se tem alguma questão para ser esclarecida. Assim, o paciente se sentirá acolhido e muito bem informado.

Marketing médico

Além da sua presença nas redes sociais com conteúdo relevante para o público em geral, é importante investir em comunicação personalizada. Você pode enviar diretamente para o paciente material informativo relacionado ao interesse dele – por isso a importância de conhecê-lo bem. Enviar vídeos, textos e materiais educativos faz com que seus pacientes se sintam mais orientados e leva a construir uma relação de confiança com o seu trabalho. Ele se sentirá mais seguro e motivado para fazer seu procedimento e indicar você a algum amigo.

Faça pesquisas de satisfação e opinião

Fazer uma pesquisa de satisfação com seus pacientes é muito importante para o sucesso e gestão de consultório médico. Para isso, deve ser conduzida de acordo com o que o paciente considerar mais agradável: horário adequado, questionário online, telefone, presencial. Ao formular as perguntas, o ideal é que sejam bem objetivas para não deixar dúvidas. Com a pesquisa, você pode avaliar como as pessoas se sentem em relação à qualidade do atendimento médico, tempo de espera, comunicação, espaço da clínica, equipamentos e procedimentos oferecidos, entre outros temas.

Conhecer seus pacientes demanda tempo e dedicação, mas vale a pena para se destacar no mercado e demonstrar respeito, atenção e carinho a cada um deles.

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