Remoção de Tatuagem

remocao de tatuagem

Após 4 aplicações

As tatuagens estão na moda, porém o número de pessoas que se arrepende é bastante significativo. Os motivos do arrependimento são diversos, tais como tatuagens com nomes de ex-parceiros, razões profissionais, insatisfação com o desenho ou sua cor, mensagens em outro idioma com erros de grafia, etc.

É possível remover totalmente uma tatuagem?

Essa é uma questão difícil de ser respondida, pois depende de fatores como:

  • Cor da tinta que foi utilizada;
  • Tecnologia aplicada para fazer a tatuagem;
  • Pele do paciente.

Tatuagens amadoras com tinta preta são removidas com maior facilidade.

Normalmente são realizadas diversas sessões, podendo chegar a 12 ou 15. Mais recentemente, foram desenvolvidos equipamentos muito mais eficientes que reduzem este número pela metade.

Dói para remover a tatuagem?

Infelizmente a remoção de tatuagem pode ser dolorosa, sobretudo se houver muito pigmento injetado na pele. As tatuagens amadoras, que são menos densas e profundas na pele, costumam doer menos.

Apesar disso, são utilizados cremes anestésicos, aplicação de bolsas de gelo antes e durante o tratamento ou o uso concomitante de aparelhos que emitem ar gelado na pele, o que alivia muito o desconforto.

Tratamento

Atualmente, o tratamento com laser é o mais utilizado para remoção de tatuagem e tem os melhores resultados.

Os laseres mais indicados para remoção de tatuagem são os chamados q-switched, tecnologia que realiza disparos de grande quantidade de energia em pulsos extremamente rápidos (nano segundos). Desta forma o pigmento é fragmentado em pedacinhos muito menores dentro da pele para depois ser eliminado.

Em casos em que ainda restam resquícios de pigmento na pele, há uma grande melhora na coloração, o que pode até mesmo permitir uma outra tatuagem no local.

Qual o melhor laser para remover tatuagem?

Os mais avançados sistemas para remoção de tatuagem são os laseres de picossegundo.

Eles fragmentam as partículas de pigmento em partículas muito menores do que os antigos laseres Q-Switched. Por isso são muito mais eficazes e clareiam as tatuagens em muito menos sessões.

A plataforma Enlighten possui a mais avançada tecnologia de picossegundo disponível atualmente. Por possuir três comprimentos de onda distintos – 532, 670 e 1064nm, é eficaz para tatuagens de todas as cores. Além disso, é 3 a 5 vezes mais potente do que outros sistemas de picossegundo, o que permite o uso de altas energias mesmo nos spots maiores capazes de tratar pigmentos mais profundos.